Suplicy propõe debate no Senado sobre a Alca e o Mercosul



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) propôs nesta terça-feira (dia 8), perante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a organização de um amplo debate no Senado sobre os destinos do Mercosul e as vantagens e desvantagens de uma adesão brasileira à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), por considerar esses dois assuntos de extrema gravidade no atual momento vivido pelo país.

Suplicy argumentou que o ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo, vem fazendo uma série de declarações contrárias aos interesses do Mercosul, inclusive tachando de "palhaçada" a tarifa externa comum definida no bloco integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), presidente da comissão, informou que já está há algum tempo tratando desse assunto com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Jefferson Péres (PDT-AM), definindo a realização de um simpósio sobre esses dois temas (Mercosul e Alca) em agosto próximo.

O senador Paulo Hartung (PPS-ES), contudo, considerou que seria mais prudente antecipar o debate sobre o assunto, em vista da rapidez com que se estão desenrolando os acontecimentos a partir da crise argentina. Sugeriu que se faça, se não um simpósio, pelo menos uma mesa de debates em junho próximo, no que foi apoiado por diversos senadores. A CAE deverá voltar a esse tema nos próximos dias.

08/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe amplo debate sobre a Alca

Declaração do fórum do Mercosul propõe decisão conjunta sobre a Alca

Debate sobre ALCA e Mercosul reúne lideranças

Suplicy: Brasil vai definir exigências para integração do Mercosul à Alca

Comissão do Mercosul debate criação da Alca

Comissão debate conseqüências da Alca no Mercosul