Suplicy comenta pesquisa que mostra redução do número de brasileiros famintos
O número de brasileiros que ainda sofrem com a fome demonstra que é preciso ampliar os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. A opinião é do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que comentou em Plenário, nesta quarta-feira (23), os resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009 divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que 9,2% dos brasileiros normalmente não comem o suficiente.
- Para que não tenhamos mais em nosso país o flagelo da fome, será importante será importante que nós aperfeiçoemos os programas de transferência de renda - afirmou Suplicy, para quem é necessário implementar a Lei 10.835/04, que institui a Renda Básica de Cidadania a todos os cidadãos.
Suplicy destacou que os dados mostram a redução, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do número de brasileiros que passam fome. Em 2002 e 2003, segundo Suplicy, havia no país 46,7% de pessoas passando fome, já em 2009 esse contingente de famintos caiu para 35,6% da população. Ainda de acordo com a pesquisa, observou o senador, a situação mais grave - dos que normalmente não comem o suficiente - afeta 9,2% dos brasileiros. Os que às vezes passam fome somam 26,3%, e os que sempre comem o suficiente são 64,5%.
O resultado da POF 2008/2009, de acordo com Suplicy, leva a concluir que existe necessidade de ampliação dos programas compensatórios, de transferência de renda.
Conferência
Suplicy também anunciou a realização da 13ª Conferência Internacional da Rede Mundial da Renda Básica (The Basic Income Earth Network) na semana que vem, entre 30 de junho e 2 de julho. O evento acontecerá na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), e terá como lema a "Renda Básica como Instrumento de Justiça e Paz", inspirada, segundo o senador, na Campanha da Fraternidade do ano passado, "A Paz é Fruto da Justiça".
23/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisa do Ipea mostra redução do número de famílias endividadas
Valter Pereira comenta pesquisa que mostra o aumento do apoio à pena de morte entre os brasileiros
Cai número de brasileiros preocupados com consumo consciente, mostra pesquisa
Garibaldi comenta pesquisa que mostra necessidade do Senado
Suplicy comenta pesquisa da UnB que aponta bons resultados das penas alternativas
Marta Suplicy comenta pesquisa DataSenado sobre violência contra a mulher