SUPLICY DEFENDE AUDITORIA NO INPE
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a defender hoje (dia 5), em entrevista, a realização, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) , de auditoria na licitação realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para instalação de plataformas para os satélites da Missão Espacial Brasileira.
Segundo o senador, há indícios de favorecimento no processo. Por este motivo, Suplicy apresentou requerimento à Comissão de Fiscalização e Controle do Senado para que seja realizada tomada de contas especial visando a apurar possíveis irregularidades. O requerimento deveria ter sido apreciado hoje, mas, devido à realização de sessão extraordinária no Plenário do Senado no mesmo horário, somente será analisado na próxima quarta-feira (dia 11).
O pedido de tomada de contas foi motivado por documentação enviado ao senador pelo Consórcio Avibrás, desqualificado da concorrência. Entre as possíveis irregularidades, Suplicy aponta a omissão de um parecer de consultor externo, somente tornado público após a divulgação do resultado da licitação, vencida pelo consórcio americano Tectelcom:
- Percebemos indícios de tratamento parcial da comissão responsável pelo processo, e é fundamental a tomada de contas especial para sabermos realmente se houve qualquer irregularidade.
05/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CFC APROVA AUDITORIA NO INPE E NO REPASSE DE VERBAS A RONDÔNIA
Suplicy lembra a auditoria e a renegociação da dívida externa realizadas por Vargas
Cristovam defende auditoria nas licitações do GDF
Presidente da AEB defende fusão com o Inpe
Demóstenes defende necessidade de auditoria no software de controle de vôo
Arthur Virgílio defende auditoria rigorosa no Senado