Demóstenes defende necessidade de auditoria no software de controle de vôo



Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (12), após o encerramento da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, o relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), defendeu a necessidade de auditoria internacional no software de controle de vôo utilizado no país. O programa em uso pelo sistema de controle do espaço aéreo foi desenvolvido pela empresa nacional Atech - Tecnologias Críticas.

Demóstenes justificou a contratação de auditoria em virtude de o diretor da Atech ter atribuído algumas falhas do software - como duplicação de pistas e sinais fantasmas - a falhas de sensores de radar e não ao programa de computador.

- Não tivemos nenhuma contestação acerca deste sistema [de controle de tráfego aéreo] a não ser pelos próprios controladores de vôo. Mas ainda assim vamos solicitar que a Aeronáutica contrate uma auditoria independente para dizer se o sistema é bom ou não. A auditoria tem que ser internacional porque só a Atech, que desenvolveu o sistema, tem capacidade no Brasil para fazer a sua avaliação - disse.



12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes defende controle do Judiciário

Demostenes defende controle externo do Judiciário e do Ministério Público

Demostenes denuncia manobra no TRE-GO e defende controle externo do Judiciário

Software irá ajudar no controle de peso e na prevenção da obesidade no ambiente de trabalho

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Cristovam defende auditoria nas licitações do GDF