Suplicy defende Renda Básica da Cidadania




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu, nesta terça-feira (17), a adoção da Renda Básica da Cidadania, aprovada pelo Congresso Nacional em 2003. A medida, lembrou o senador, já foi adotada na cidade paulista de Santo Antônio do Pinhal, em 2009.

Suplicy afirmou que a Renda Básica da Cidadania é melhor do que o Bolsa Família, programa hoje citado como exemplo para a distribuição de renda. Para ele, um programa que beneficia todas as pessoas, sem qualquer discriminação, tem diversas vantagens, como eliminar a burocracia de se ter de aferir ganhos pessoais para saber se a pessoa ou família se enquadra nos critérios do programa; eliminar qualquer sentimento de estigma, causado pela necessidade de a pessoa ter de provar que ganha menos do que um valor pré-determinado; e eliminar o fenômeno da dependência, no qual a pessoa evita fazer uma nova atividade econômica para evitar ultrapassar o teto de remuneração, deixando assim as normas do programa e perdendo o benefício.

Com a Renda Básica de Cidadania, explicou o senador, as mulheres que têm como último recurso para seu sustento a prostituição, assim como os jovens que ingressam no tráfico de drogas, poderão refletir um pouco mais antes de tomar sua decisão.

- A renda básica de cidadania significará maior grau de liberdade para todos - afirmou.



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania

Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania

Suplicy defende a implementação do Programa Renda Básica de Cidadania

Suplicy defende renda básica de cidadania e realização de prévias no PT

Suplicy defende adoção da renda básica de cidadania em todo o continente

Suplicy comenta encontro com Prêmio Nobel e defende Renda Básica de Cidadania