Suplicy defende renda básica de cidadania e realização de prévias no PT
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou a importância da renda básica de cidadania. A Lei 10.835/2004, da qual Suplicy é autor, é a primeira lei que institui a renda básica de cidadania no mundo.
Suplicy lembrou que foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a lei, em janeiro de 2004. O senador também lembrou trechos do discurso do ex-presidente na cerimônia de sanção, em que Lula fez vários elogios a Suplicy e defendeu a lei. Segundo o senador, o discurso mostrou que o programa Bolsa Família seria o estágio inicial em direção à implementação da renda básica de cidadania.
- Está na hora de pensarmos na realização da renda básica de cidadania - defendeu Suplicy.
O parlamentar paulista também elogiou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o ex-prefeito de Campinas (SP) José Roberto Magalhães Teixeira, como pioneiros de programas de transferência de renda. Quando foi governador no Distrito Federal (1995-1998), Cristovam implantou um programa de transferência de renda condicionado à frequência escolar das crianças da família.
Prévias
Eduardo Suplicy também defendeu realização de prévias para a escolha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo. Suplicy é um dos pré-candidatos do partido. Segundo o senador, a realização de prévias é uma forma de fortalecer a democracia.
O senador lembrou que, em 2002, se colocou como candidato à Presidência da República dentro do PT. O então pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva venceu as prévias e depois se elegeu presidente do Brasil. Suplicy contou que manifestou apoio a Lula, assim que saíram os resultados das eleições internas do PT.
03/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende Renda Básica da Cidadania
Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania
Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania
Suplicy defende a implementação do Programa Renda Básica de Cidadania
Suplicy defende adoção da renda básica de cidadania em todo o continente
Suplicy comenta encontro com Prêmio Nobel e defende Renda Básica de Cidadania