Suplicy defende votação do projeto sobre os 'royalties' do petróleo após as eleições



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (30) para defender a votação do projeto de lei (PLC 16/10) que institui o regime de partilha e do novo modelo de distribuição de royalties da camada do pré-sal após as eleições de outubro.

- Trata-se de uma matéria polêmica e, portanto, deve ser analisada de forma serena e não no calor da campanha eleitoral - afirmou Eduardo Suplicy.

O senador informou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos senadores da base do governo, em reunião realizada na quinta-feira (29), que se empenhem em convencer a oposição sobre a necessidade de adiamento da votação do projeto de distribuição dos royalties.

Suplicy acrescentou, entretanto, que o presidente Lula defendeu na reunião - que contou com a presença de 30 senadores - que o Congresso Nacional comece a votar agora no mês de maio os outros três projetos que compõem o marco regulatório do pré-sal.

São eles: o PLC 309/09, que autoriza o Executivo a criar a Petro-Sal, estatal que vai atuar na produção e na comercialização do petróleo das novas reservas; o PLC 7/10, que cria o Fundo Social; e o PLC 8/10, que trata da capitalização da Petrobras.

Destaque

Eduardo Suplicy também cumprimentou o presidente Lula por ter sido eleito pela revista americana Time como um dos 25 líderes mais influentes do mundo em 2010. Para ele, trata-se de um feito inédito para o país, "que orgulha todos os brasileiros".

O senador comunicou ainda que os candidatos à Presidência da República, José Serra e Marina Silva, cumprimentaram o presidente Lula por fazer parte da lista.



30/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gabrielli defende projeto intermediário de distribuição dos royalties do petróleo

Wellington Dias defende sanção a projeto dos 'royalties' do petróleo

Governo defende alterações em projeto que destina royalties do petróleo à educação

Casagrande e Simon não aceitam deixar votação sobre royalties do pré-sal para depois das eleições

Heráclito defende CPI sobre ONGs após as eleições

Vanessa Grazziotin defende projeto que muda critério de distribuição dos royalties do petróleo