Suplicy denuncia irregularidades cometidas por tropas da ONU no Haiti



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), desta quarta-feira (20), denúncias de desrespeito aos direitos humanos que, segundo informou, foi praticado pelas tropas da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, sob comando brasileiro.

As denúncias foram trazidas aos parlamentares pelo haitiano residente nos Estados Unidos David Josué, da Haitian Lawyers Lidership Network, e por Marcos Socol, membro do diretório nacional do PT.

Os parlamentares assistiram a um vídeo com as denúncias relativas a fatos ocorridos em 2007 e David Josué afirmou que irregularidades continuam acontecendo. No vídeo, tropas com tanques e helicópteros bombardeiam a favela chamada Cité Soleil, em Porto Príncipe, deixando diversos mortos, inclusive crianças. De acordo com as autoridades, todos os mortos seriam "bandidos ou narcotraficantes", informou Suplicy.

A senadora Marina Silva (PT-AC) considerou as imagens "muito fortes" e disse que as crianças que são vistas assassinadas no vídeo representam "o filho de todos nós".

- Nada justifica as atrocidades que acabamos de ver - afirmou.

Após assistir ao vídeo, os parlamentares decidiram pedir esclarecimentos aos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. O presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), considerou as denúncias muito graves, merecedoras de uma resposta por parte do governo brasileiro. Ele informou que a CRE tentará marcar uma reunião em caráter de emergência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar do assunto.

4ª Frota

Durante a reunião, Suplicy também leu a versão final de uma carta, assinada por diversos senadores, que será enviada aos dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barak Obama e John McCain. A carta externa a preocupação dos parlamentares com a recriação da 4ª Frota da marinha de guerra norte-americana, que navegará pelas águas da América do Sul.

O texto do documento destaca a paz em que vive a região e classifica a recriação da frota como "inoportuna e desnecessária". O documento questiona aos dois candidatos o que pensam sobre a recriação da frota e pergunta a opinião de ambos sobre as convenções internacionais que regem os direitos que as nações têm em relação a seu território marinho. O presidente da comissão, Heráclito Fortes, disse que não assinou o documento para que não fosse considerado um texto da CRE e sim ficasse claro que se trata de iniciativa dos senadores.

A comissão aprovou ainda requerimento de Heráclito Fortes determinando a realização de audiência pública com o sub-secretário para Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, Roberto Carvalho Azevedo, para discutir com os parlamentares os "resultados e repercussão para a economia nacional" da última rodada de Doha, realizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra no último mês. A audiência será realizada na próxima quarta-feira (27).



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe comissão do Senado para fiscalizar tropas brasileiras no Haiti

Suplicy pede esclarecimentos a Gim Argello sobre denúncia de irregularidades em emendas ao orçamento

Parlamentares prestigiam tropas brasileiras no Haiti

Forças Armadas iniciam substituição de tropas no Haiti

Amorim defende saída gradual de tropas do Haiti

Mozarildo registra visita de autoridades às tropas brasileiras no Haiti