Suplicy propõe comissão do Senado para fiscalizar tropas brasileiras no Haiti



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento à Mesa, nesta quarta-feira (19), para criar uma comissão externa, constituída por cinco senadores, para ir ao Haiti em julho verificar in loco a atuação das tropas brasileiras que compõem a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país. Suplicy lembrou que o propósito da missão é promover a restauração plena do Estado democrático de direito no Haiti, com respeito aos direitos humanos e a criação de instituições que facilitem o desenvolvimento econômico e social do país.

Suplicy encaminhou o requerimento durante os debates sobre o projeto de lei de conversão da medida provisória que regulamenta partes da reforma da Previdência. Na justificativa do requerimento, o senador considerou que o Poder Legislativo possui nas democracias modernas a função constitucional de atuar como agente fiscalizador da condução da política externa do país, destacando com isso a importância do envio dessa comissão do Senado ao Haiti.

Oviedo

Ao lado do general Lino Oviedo, Suplicy informou ao Plenário que o ex-candidato à Presidência do Paraguai estará nesta quinta-feira (20), a partir das 10h, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para falar sobre os novos fatos que envolvem a morte do vice-presidente paraguaio Luiz Maria Argaña. Oviedo foi acusado de ser mandante do assassinato, mas assessores de Argaña garantem que ele morreu de morte natural e que teria havido uma simulação para incriminar Oviedo.



19/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares prestigiam tropas brasileiras no Haiti

Mozarildo registra visita de autoridades às tropas brasileiras no Haiti

Romeu Tuma elogia atuação das tropas brasileiras no Haiti

Primeira-ministra do Haiti pede que tropas brasileiras continuem no país

Congresso Nacional aprova envio de novas tropas brasileiras ao Haiti

José Nery pede a retirada das tropas brasileiras que estão no Haiti