Suplicy destaca artigo sobre direitos humanos na Síria
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (13), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou o artigo O indevassável: do Congo à Síria, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, na última sexta-feira (9). O artigo é de autoria de Paulo Sergio Pinheiro, presidente da Comissão Independente Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria e ex-ministro dos Direitos Humanos no governo Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Suplicy, o artigo sintetiza as conclusões da comissão e expressa o sofrimento da população dentro e fora da Síria. O senador disse que o texto mostra que a população local espera ações da ONU. De acordo com o artigo, os meios de comunicação têm dado especial contribuição à revelação das transgressões aos direitos humanos, mas o relatório da ONU vai além do que é mostrado pela mídia.
Suplicy destacou que a crise política na Síria, com manifestações populares e repressão do governo, afetou cerca de três milhões de sírios, que foram obrigados a mudar de cidade e até mesmo de país. O senador elogiou a comissão e destacou que o trabalho de Pinheiro teve o apoio do governo brasileiro, por meio do Itamaraty.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
13/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma destaca artigo do arcebispo de São Paulo sobre direitos humanos
Suplicy destaca artigo sobre programas de distribuição de renda
Suplicy destaca artigo de Lula sobre parceria com o México
Hélio Costa destaca conversa particular sobre direitos humanos entre Lula e Fidel
Suplicy destaca artigo de jurista em defesa do senador Capiberibe
Suplicy registra entrevista de diplomata brasileiro sobre a crise na Síria