Suplicy registra entrevista de diplomata brasileiro sobre a crise na Síria



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou em Plenário nesta quarta-feira (14) entrevista do embaixador Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão de Investigação da ONU para a Síria, publicada no jornal O Estado de S. Paulo. Na entrevista o embaixador se mostra contrário ao envio de armas aos rebeldes e a uma solução militar para o conflito e defende solução negociada, com a participação do governo e de grupos armados.

O embaixador brasileiro, porém, acrescentou o parlamentar, apresentou relatório ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) no qual informa que o governo sírio está aplicando punição coletiva à população e diz que as apostas estão concentradas em solução negociada com a intermediação de Kofi Annan, emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria.

Suplicy observou que a situação no país árabe, de revolta popular e forte reação do regime de Bashar al Assad, já vitimou milhares de pessoas e não é de fácil solução. Suplicy avalia ser importante que os parlamentares brasileiros reflitam sobre o conflito na Síria, que ocupa posição central e estratégica no Oriente Médio. Ele lembrou, ainda, a preocupação crescente em torno da possibilidade de uma guerra entre Irã e Israel, que poderia também envolver a Síria.



14/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo brasileiro repudia violência na Síria e defende solução pacífica para crise no país

Suplicy: crise do futebol brasileiro é reflexo da crise de valores

Senadores divergem sobre ação de diplomata brasileiro na Bolívia

Comissão deve investigar pressão dos Estados Unidos sobre diplomata brasileiro

Suplicy destaca artigo sobre direitos humanos na Síria

Diplomata brasileiro foi "mentor de gerações" na ONU