Tuma destaca artigo do arcebispo de São Paulo sobre direitos humanos
Ao discursar nesta quarta-feira de cinzas (17), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) leu artigo do cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, sobre a atualidade do debate em torno dos direitos humanos. Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo no sábado (13), o artigo teve como título "Direitos humanos: vamos com calma". Em seu texto, o religioso afirma que "o respeito aos direitos humanos ainda não é um fato gerado e consumado", sendo constatadas diariamente violações desses direitos.
No artigo lido por Tuma, dom Odilo Scherer afirma que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que serve para defesa e promoção da dignidade da pessoa. Diz ainda que tais direitos são inseparáveis da dignidade humana.
No texto, o cardeal diz temer que o descrédito crescente por que passa a questão dos direitos humanos - constatado pelo aumento da violência, por exemplo -, resulte em grandes prejuízos para a sociedade.
"Esses direitos são primários, não são outorgados por outrem, nem pelo conjunto da sociedade; pertencem à pessoa, por ser pessoa; são inalienáveis e precisam ser, apenas, reconhecidos. A competência e o dever de fazê-los reconhecer e respeitar são da autoridade constituída, mas também é tarefa de toda a sociedade", continuou a ler o senador.
Em aparte, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) elogiou o colega pelo pronunciamento e lembrou que os direitos humanos incluem o acesso "à educação, saúde, assistência, trabalho, emprego, chances e oportunidades".
17/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy destaca artigo sobre direitos humanos na Síria
Paulo Paim destaca realização de Fórum de Direitos Humanos na próxima semana
Hélio Costa destaca conversa particular sobre direitos humanos entre Lula e Fidel
ROMEU TUMA: CONSTITUIÇÃO ENFATIZA DIREITOS HUMANOS
Paulo Paim anuncia início de ciclo de debates sobre violência e direitos humanos
CDH aprova requerimento para ouvir Paulo Vannuchi sobre Plano Nacional de Direitos Humanos