Suplicy destaca importância da conscientização sobre anemia falciforme
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizou o senador Paulo Paim (PT-RS) pela realização de uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para marcar, nesta quinta-feira (27 de outubro), o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes.
O projeto para a criação do Dia Nacional também foi apresentado por Paulo Paim, presidente da CDH. Suplicy explicou que a anemia falciforme é uma doença curável. A doença do sangue ataca coração, fígado e rins e causa dores pelo corpo e feridas nas pernas, que podem levar anos para cicatrizar. O sistema imunológico fica debilitado e o risco de acidente vascular cerebral é alto.
O representante paulista explicou que a doença é um mal crônico, mas tem cura, que vem com o transplante de medula. O transplante deve ser realizado com doador vivo, que nada sofre.
Eduardo Suplicy explicou que 80% das crianças que têm anemia falciforme devem ser tratadas desde o nascimento, sob pena de morrer antes dos cinco anos. A doença pode ser detectada pelo teste do pezinho, feito com gotas de sangue do recém-nascido. Inexplicavelmente, porém, nove estados brasileiros não incluem o diagnóstico da anemia falciforme entre as doenças pesquisadas no teste do pezinho feito em maternidades públicas.
Funcionários da Caixa
No mesmo pronunciamento, o senador agradeceu o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, por ter atendido demanda de funcionários da instituição, que deixaram de receber o adicional noturno. Os funcionários presentearam o senador com uma placa.
Prefeitura de São Paulo
O senador convidou ainda os senadores para a série de debates que os pré-candidatos pelo PT para a prefeitura de São Paulo farão de sexta-feira (28) a domingo (30). O partido, informou, tem 112 mil filiados na capital paulista. Cada pré-candidato precisa de 3.181 assinaturas de filiados para que sejam autorizados a disputar, dentro do partido, a candidatura a prefeito.
27/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lançada campanha para desmistificar a anemia falciforme
Transplante de medula é esperança no tratamento da anemia falciforme
Pouca atenção a anemia falciforme é reflexo de racismo
Lídice da Mata alerta para avanço da anemia falciforme
Brasília terá transporte gratuito para pessoas com Anemia Falciforme
Estudo abre novas perspectivas para o tratamento de anemia falciforme