Suplicy discorda de avaliação de Sarney sobre discurso de Obama



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou, nesta terça-feira (18), discordar da opinião manifestada pelo colega José Sarney (PMDB-AP), em artigo publicado recentemente no jornal Folha de S. Paulo, a respeito do primeiro discurso de Barack Obama como presidente eleito dos Estados Unidos. No texto, Sarney classifica como "um gesto com cheiro de demagogia comum nos populistas sul-americanos" a menção que o senador pelo Illinois teria feito, no pronunciamento, ao cachorrinho das filhas.

Sarney também critica, no artigo, pela mesma razão, a menção a uma senhora de 106 anos - Ann Nixon Cooper, a eleitora mais velha dos EUA, durante muitos anos impedida de votar por ser negra.

- Não sei se o senador José Sarney ouviu o discurso de Barack Obama ao vivo. Talvez o presidente José Sarney tenha apenas lido e não observado, mas o que eu pude constatar é que o senador Barack Obama, naquele momento eleito presidente da República, interagiu com aquela multidão com o espírito muito próprio dos norte-americanos. E se ele em algum momento fez uma observação a respeito de suas filhas, se trata de uma observação feita de muito bom humor, como era próprio naquela noite de júbilo de confraternização - disse Suplicy.

O parlamentar por São Paulo registrou ainda que, de sua parte, "não ficou decepcionado" com o discurso de Obama e que deseja que ele acerte.

- Tenho muita vontade de com ele dialogar, dar sugestões a respeito do que ele pode fazer e colaborar para que, desde o Alasca até a Patagônia, tenhamos, um dia, a implementação de medidas que possam homogeneizar os direitos sociais e não haja mais muros que separem os Estados Unidos do México, da América Latina - disse.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama endereçado aos muçulmanos

Governo brasileiro pronuncia-se sobre discurso de Obama em relação à espionagem

SUPLICY DISCORDA DE ACM SOBRE REUNIÃO COM PROCURADORES

Suplicy discorda de Mangabeira Unger sobre destino dos programas de renda mínima

Sarney e Patriota conversam sobre Mercosul e visita de Obama