SUPLICY DISCORDA DE ACM SOBRE REUNIÃO COM PROCURADORES



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) divulgou, em plenário, o teor da carta que dirigiu ao presidente do Senado discordando da avaliação negativa que Antonio Carlos Magalhães manifestou sobre a reunião que senadores da oposição e do PMDB tiveram com dois procuradores da República, antes do depoimento do ex-secretário geral da República, Eduardo Jorge, à subcomissão do Judiciário do Senado.
Para Suplicy, a colaboração entre procuradores e senadores "é natural" e sempre se deu no âmbito das CPIs do Senado. "Se outros senadores não tiveram contato com os procuradores foi porque não quiseram. Até mesmo o presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o relator da subcomissão, senador José Jorge (PFL-PE) se reuniram com o procurador geral, Geraldo Brindeiro, antes do depoimento", afirmou.
Suplicy enfatizou ter a reunião se realizado em seu gabinete, de maneira transparente e até registrada pela imprensa. Ele lembrou, ainda, estar sob exame da subcomissão, as datas de depoimento dos procuradores Guilherme Shelb e Luiz Francisco de Souza e até mesmo das procuradoras de São Paulo que estão examinando há mais tempo as irregularidades das obras do TRT/SP.
O senador por São Paulo divulgou, ainda, proposta apresentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB) de instalação de uma CPI para apurar o envolvimento de autoridades nas obras do TRT/SP, bem como a interferência do Executivo na escolha de juízes classistas. "Vamos continuar participando dos trabalhos da subcomissão, mas sem desistir de obter as assinaturas necessárias de parlamentares para a CPI", concluiu Suplicy.
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) louvou o patriotismo da OAB, considerando que sua posição favorável à instalação da CPI, "honra sua tradição democrática". Também em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou que os senadores da base governista têm todo o interesse em colaborar numa investigação séria das irregularidades do TRT/SP, em nível da subcomissão.

08/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy discorda de avaliação de Sarney sobre discurso de Obama

Suplicy discorda de Mangabeira Unger sobre destino dos programas de renda mínima

Suplicy discorda de redução da maioridade penal

Suplicy discorda de comprovação de gastos com o cartão do Fome Zero

SUPLICY PEDE QUE ARMÍNIO VOLTE À CPI. ARRUDA DISCORDA

Suplicy discorda de transferência de funcionários comissionados para estados