Suplicy diz confiar que Dilma encontrará solução para impasse sobre novo Código Florestal



Em discurso nesta quinta-feira (10), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse confiar na capacidade da presidente Dilma Rousseff de encontrar solução para o novo Código Florestal, já aprovado pela Câmara dos Deputados, segundo ele com diversas “impropriedades”. Já enviada à sanção presidencial, a versão final do texto, do deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), é prejudicial ao meio ambiente e estimula o desmatamento, avaliou Suplicy.

O importante agora, afirmou o senador, será chegar a um texto que, mesmo não sendo o ideal, poderá garantir a preservação ambiental e dar segurança jurídica aos produtores, em especial aos pequenos produtores.

- Eu acredito no discernimento da presidente Dilma. Minha certeza é de que a presidente dará uma resposta à altura dos compromissos nacionais e internacionais já assumidos e das conquistas ambientais já concretizadas no Brasil, como a diminuição do desmatamento – declarou.

Agora se discute se o veto presidencial ao texto será integral ou parcial. Na opinião do parlamentar, discutir o veto parcial é como avaliar se desejamos colapsar os nossos ecossistemas – e, com isso, inviabilizar nossa agricultura – em apenas 10 ou em 20 anos. Entretanto, em sua visão, o veto parcial pode ser uma demonstração da coerência política da presidente Dilma e do respeito a todo o esforço feito no Senado Federal.

- Afinal, o texto do Senado foi fruto de um amplo processo democrático que envolveu, simultaneamente, o Senado, a Câmara e o Executivo. Como fazer isso mantendo um texto coerente do ponto de vista jurídico e com responsabilidade ambiental é o desafio – disse.

Segundo o parlamentar, tais observações são importantes levando-se em consideração a realização da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no fim do mês de junho na cidade do Rio de Janeiro. A preocupação, para Suplicy, não deve ser com o que os outros vão dizer do Brasil, mas sim com o compromisso ético ambiental do país com as atuais e futuras gerações, salientou.

Renda Mínima

Eduardo Suplicy registrou a realização, no próximo sábado, da primeira reunião do Conselho Municipal da Renda Básica de Cidadania no município de Santo Antônio do Pinhal (SP). Na ocasião, haverá a eleição do presidente, do vice-presidente, a indicação do secretário executivo e a apresentação da proposta para viabilizar a implantação, mesmo que por etapas, da Renda Básica de Cidadania no município.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Possibilidade de novo adiamento da votação do relatório do Código Florestal gera impasse

Suplicy se diz confiante em solução para impasse sobre proposta que pune homofobia

Rollemberg defende negociação política para impasse sobre Código Florestal

CRA levará sugestões a Dilma Rousseff para sanção do novo Código Florestal

Dilma tem até dia 25 para decidir sobre Código Florestal

Suplicy mostra preocupação com mudanças no projeto do novo Código Florestal