SUPLICY DIZ QUE ENVIOU MATERIAL DE REFLEXÃO PARA FERNANDO HENRIQUE
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 18) ter enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso - que completa 66 anos hoje - um exemplar da revista Caros Amigos, que contém "uma severa análise" sobre o presidente e seu governo, feita pelo teólogo Leonardo Boff.
- Há pessoas que preferem falar de coisas agradáveis. Prefiro, entretanto, dizer verdades, mesmo que não agradáveis - afirmou Suplicy, ao justificar sua atitude.
Segundo o senador, Leonardo Boff afirma que "Fernando Henrique julga a sociedade a partir do jogo de interesses, do qual é parte importante". Conforme disse, o presidente assume o poder com um projeto que o teólogo considera "profundamente perverso" porque não rompe com as práticas de exclusão que o país herdou.
Suplicy disse que na opinião de Leonardo Boff "os sujeitos históricos, que sempre detiveram o poder de forma autoritária, excludente, exploradora, são aqueles que compõem a base do governo do qual Fernando Henriqueé presidente".
O senador leu trecho da entrevista em que Leonardo Boff declara que Fernando Henrique "traiu a todos nós, porque depositamos na lucidez do intelectual, do sociólogo que conhece o mecanismo do poder, a esperança de que pudesse interferir e dar uma marca diferente. E ele não fez".
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cumprimentou Fernando Henrique Cardoso pelo seu aniversário, assinalando que esse é um momento de alegria que o presidente deve aproveitarpara fazer uma reflexão sobre seu governo. Ele sugeriu que "um grande presente para o presidente" seria oencontro dele com as lideranças históricas do PSDB, comoPimenta da Veiga, Mário Covas, Euclides Scalco e José Richa.
18/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy lamenta a ausência de Fernando Henrique
SUPLICY PEDE A FERNANDO HENRIQUE QUE RECEBA REPRESENTANTES DE SEM-TERRA
SUPLICY PEDE A FERNANDO HENRIQUE QUE PARTICIPE DE DEBATE ELEITORAL
Suplicy indaga sobre nível de informação do presidente Fernando Henrique
Suplicy se soma a homenagem do PSDB ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
SUPLICY PEDE APOIO DE FERNANDO HENRIQUE A PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA