Suplicy diz que política do salário mínimo trará estabilidade econômica




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou nesta quarta-feira (23) que o projeto de lei da Câmara 1/11, em discussão no Senado, atende ao acordo feito pelo governo e centrais sindicais em 2007, que estabeleceu uma política de recuperação do valor do salário mínimo com base na inflação medida pelo INPC e na variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes. Esse mecanismo assegurou o poder de compra dos trabalhadores, disse o senador.

De acordo com o parlamentar, a aprovação do PLC 1/11 contribuirá para a estabilidade econômica, facilitando aos agentes econômicos a tomada de decisões.

Suplicy citou dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) sobre os montantes de impostos recolhidos no último ano, que demonstram a preponderância da indústria paulista e das regiões Sudeste e Sul. Isso explica, disse o senador, a aplicação de valores maiores que o piso nacional em São Paulo e em outros estados como Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesses estados, informou, os valores do mínimo estão entre R$ 600 e R$ 620.



23/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei do salário mínimo garante estabilidade para trabalhador, diz Dilma

Dilma reafirma compromisso com estabilidade e valorização do salário mínimo

Cyro Miranda diz que política econômica do governo pode comprometer estabilidade

Vanessa Grazziotin diz que política de estabilidade econômica com juros altos é ultrapassada

Suplicy diz que salário-família e bolsa-escola compensam salário mínimo menor

Raupp e ministros da área econômica divergem sobre salário mínimo e correção da tabela de IR