Vanessa Grazziotin diz que política de estabilidade econômica com juros altos é ultrapassada




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu nesta terça-feira (27), em Plenário, uma mudança na política macroeconômica brasileira. Ela afirmou que o modelo macroeconômico adotado nos últimos anos no Brasil, baseado no controle estrito da inflação, está ultrapassado e não é mais adequado ao cenário atual enfrentado pelo país.

- Temos o entendimento de que é hora de o Brasil mudar a política que busca a estabilidade econômica, porque é uma política, na nossa avaliação, ultrapassada e que não responde mais aos desafios do momento - disse.

Na avaliação da senadora, o Brasil não pode continuar a praticar a mais alta taxa de juros do planeta, visto que isso eleva muito os gastos com o pagamento da dívida pública, impedindo o desenvolvimento do país.

Para ela, não há justificativa para a manutenção de uma taxa de juros tão elevada, devido ao fato de o Brasil não estar entre as nações que têm a maior proporção de endividamento em relação à produção nacional, ou seja, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

Vanessa Grazziotin citou os Estados Unidos, cuja dívida chega atualmente a quase 100% do PIB e que gasta menos de 1,5% com o pagamento de juros. Já o Brasil, explicou, tem uma dívida bruta correspondente a 56% do PIB, mas despende aproximadamente 5,5% do PIB com o pagamento de serviços da dívida.



27/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Áudio | Henrique Meirelles diz que juros altos e falta de estabilidade na economia afastam investimentos

Maldaner critica política de juros altos

SARNEY ATRIBUI CRISE À POLÍTICA DE JUROS ALTOS

Vanessa Grazziotin destaca fortalecimento do Brasil diante da crise econômica mundial

Vanessa Grazziotin rejeita elevação dos juros para combater inflação

Senadores devem questionar Fraga sobre política dos juros altos