Suplicy diz que renda básica da cidadania ajudará a eliminar o trabalho escravo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sustentou em discurso que a total implantação do programa Renda Básica da Cidadania, que garante um valor mínimo a cada cidadão brasileiro para o seu sustento, ajudará a eliminar o trabalho escravo no país. Ele salientou que, assistido pelo programa, o trabalhador terá condições de rejeitar "propostas inescrupulosas" de grandes proprietários de terras.

Lembrou que o Bolsa-Família é a primeira fase do Renda Básica, como prevê a Lei 10.835/04, oriunda de projeto de sua autoria. Conforme o senador, o valor que o Estado pagará a cada cidadão evitará ainda que jovens das periferias das grandes cidades passem a trabalhar para o tráfico de drogas. Com o sustento garantido, afirmou, eles terão condições de fazer cursos de capacitação, "o que lhes garantirá empregos dignos".

Na sessão destinada a registrar as atividades da 1ª Semana e o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, Suplicy lembrou que no seu segundo ano como senador, em 1992, foi ao sul do estado do Pará a convite do padre Ricardo Resende para conhecer "as degradantes condições de trabalho" na região e ficou impressionado com os relatos que ouviu dos agricultores.

O senador disse que foi nessa época que o Brasil tomou conhecimento da crueldade do trabalho escravo, pois os trabalhadores eram levados para fazendas isoladas com a promessa de emprego, mas lá eram obrigados a comprar alimentos do patrão, a preços extorsivos. No final do mês, eles deviam mais do que recebiam e, por isso, eram impedidos de deixar as fazendas.



10/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renda básica é instrumento para acabar com práticas de trabalho escravo, afirma Suplicy

Suplicy pede criação de grupo de trabalho para instituir renda básica de cidadania

Suplicy defende Renda Básica da Cidadania

Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania

Suplicy lê manifesto pela renda básica de cidadania

Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania