Suplicy lê manifesto pela renda básica de cidadania
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta segunda-feira (30), relatou as conclusões do 2º Colóquio Internacional NUPSI-USP e 11º Colóquio do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública, do qual participou, e leu manifesto de intelectuais à presidente Dilma Rousseff em apoio à renda básica de cidadania.
No documento gerado durante o evento Invenções Democráticas: Construções da Felicidade, realizado pela Universidade de São Paulo (USP) entre 19 e 22 de setembro, os 26 signatários dizem esperar que Dilma dê um "salto adiante" em seu governo criando um grupo de trabalho para instituir a renda básica de cidadania como direito incondicional de todas as pessoas, citam experiências bem-sucedidas nesse sentido em vários países e em municípios brasileiros, e destacam a importância dessa proposta para a garantia da felicidade individual e coletiva.
Suplicy também leu relatório do economista Guy Standing, professor da Universidade de Londres que participou do colóquio, sobre duas experiências-piloto de renda básica incondicional em áreas rurais no estado de Madhya Pradesh, na Índia.
– Os beneficiados de doações em dinheiro eram significativamente mais propensos a ter renda suficiente para as suas necessidades alimentares diárias do que os outros. As doações em dinheiro levaram a dietas mais variadas, com maior consumo relativo de frutas e legumes, em vez de simples dependência de alimentos subsidiados - informou.
30/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy pede a negros que lutem pela Renda Básica de Cidadania
Suplicy defende Renda Básica da Cidadania
Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania
Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania
Suplicy destaca sucesso do 13º Congresso de Renda Básica de Cidadania
Josué de Castro foi um dos precursores da renda básica de cidadania, diz Suplicy