Suplicy elogia diálogo entre Poderes Executivo e Judiciário
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso nesta quarta-feira (16), fez um relato de reunião ocorrida no dia anterior entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, quando dialogaram "sobre harmonizar as ações com vistas aos procedimentos tomados, sobretudo nos casos em que a Polícia Federal investiga". Suplicy citou o caso da Operação Satiagraha, na qual foi preso e solto, por duas vezes, o dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas. Nesta operação, afirmou o senador, foram cometidos "possíveis abusos na hora de realizar a prisão preventiva dos envolvidos".
- É importante que haja diálogo, e eu quero aqui cumprimentar os personagens principais desse episódio - disse.
Suplicy destacou ainda o debate ocorrido mais cedo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), acerca de projeto do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) que visa coibir abusos para a quebra de sigilos telefônicos de investigados (PLS 525/07).
O parlamentar também informou a realização de duas reuniões - às 15h30, com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim; e às 17h, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim - nas quais os senadores falarão de suas preocupações a respeito da reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos, que "coincidiu com o anúncio da descoberta de petróleo na costa brasileira". A Quarta Frota terá como área de atuação principal o Atlântico Sul.
O senador anunciou ainda sua participação na 60ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na quinta-feira (17), e a visita que fará ao Piauí, a convite do movimento Hip-Hop de Teresina, para um diálogo sobre como o movimento pode contribuir para a diminuição da violência.
Pesar
Eduardo Suplicy apresentou requerimento de pesar e de condolências à família de Norton Monteiro Guimarães, pela morte deste servidor do Senado, ocorrida na última segunda-feira. Norton tinha 57 anos e foi vítima de um acidente de moto, em Águas Claras. Nascido em Goiás, veio para Brasília ainda na década de 60 e tornou-se líder estudantil. Era irmão de Honestino Guimarães, estudante brasileiro e também líder estudantil que desapareceu em outubro de 1973, após ser preso no Rio de Janeiro. O servidor deixa mulher e cinco filhos.
16/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pacto entre poderes Judiciário e Executivo vai proteger crianças e adolescentes
Rollemberg defende mais diálogo entre os Poderes
Simon rebate críticas de jornalista e defende diálogo entre os Poderes
Sarney destaca harmonia entre poderes durante abertura do Ano Judiciário
Presidente do STF propõe novo pacto entre poderes na abertura do Ano Judiciário
Renan vai ao presidente do STF discutir os conflitos entre os Poderes Legislativo e Judiciário