Suplicy elogia discurso de presidente do Uruguai na ONU



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou em Plenário, nesta quarta-feira (2), o discurso do presidente do Uruguai, José Mujica, na 68ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada. Suplicy comentou a grande repercussão do pronunciamento nas redes sociais.

O parlamentar destacou a crítica feita por Mujica à sociedade capitalista, à desigualdade e às guerras como solução dos problemas políticos.
O presidente uruguaio, segundo relato de Suplicy, ainda questionou o papel da própria ONU, ao afirmar que o mundo necessita de menos organismos mundiais, "que organizam fóruns e conferências, que servem muito às cadeias hoteleiras e às companhias aéreas", mas se burocratizam por falta de poder e de autonomia, de reconhecimento e democracia.

Para Suplicy, Mujica é um chefe de Estado exemplar, pois abdicou de boa parte da sua remuneração; não vive em palácio, mas na própria casa, e assumiu erros do passado. O discurso do presidente foi considerado pelo senador "um modelo de reflexão notável", que todos devem ler.

- Ele fez um pronunciamento que é um exemplo de procedimento, de vontade, de realização, de justiça, para se buscar a paz - afirmou.

Suplicy também exaltou o discurso da presidente Dilma Rousseff sobre a espionagem mundial realizada pelos Estados Unidos, na mesma Assembleia Geral.



02/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama endereçado aos muçulmanos

Suplicy elogia discurso de Dilma Rousseff na Assembleia-Geral da ONU

Eduardo Suplicy elogia discurso de Dilma na ONU e pede transparência em ações de governo

Suplicy elogia discurso de Maria do Rosário na ONU e saúda primeira juíza negra no Brasil

Jorge Viana elogia discurso da presidente Dilma Roussef na Assembleia-Geral da ONU