Suplicy elogia entrevista do presidente do Banco Central
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em plenário, nesta segunda-feira (21), trechos de entrevista concedida pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, à revista Veja, em que assegura que o Brasil está preparado para enfrentar uma crise externa e que a inflação está sob controle. Suplicy destacou afirmação de Tombini sobre a manutenção das metas do BC para a inflação, para o crescimento e para a taxa de juros.
- Considero que essa entrevista tem uma alta qualidade didática - afirmou.
Suplicy salientou observação de Tombini sobre a crise na Europa. Segundo o presidente do BC, o mundo vive a repercussão da crise de 2008, quando os países desenvolvidos empregaram políticas agressivas para dar apoio à economia, tanto no campo fiscal como na área monetária. Os países emergentes, por sua vez, tiveram uma recuperação rápida por terem sido menos afetados e estão numa situação mais confortável.
O senador também ressaltou os motivos alegados por Tombini para o otimismo. Ele mencionou as reservas do país em moeda estrangeira, que superam os US$ 350 bilhões; os R$ 440 bilhões em depósitos compulsórios retidos pelo Banco Central; e as demonstrações dadas pelo governo de que vai preservar o equilíbrio fiscal. Para Tombini, isso deverá ser um "diferencial" num momento no qual os países ricos vivem uma crise fiscal.
"Contudo, a economia mundial crescerá em ritmo inferior ao que se imaginava. Poderá haver um impacto no comércio exterior, afetando as exportações brasileiras. Desde o fim de julho e o início de agosto começou a ficar mais evidente a desaceleração da economia brasileira. Ao mesmo tempo, houve um agravamento do quadro internacional", descreveu Tombini na entrevista lida por Suplicy.
21/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Novo presidente do Banco Central concede entrevista coletiva nesta quinta-feira (6)
Presidente do Banco Central é eleito presidente do Conselho do Banco de Compensações Internacionais
CAE ouve presidente do Banco Central
Presidente do Banco Central compõe a direção do BIS
Começa audiência da CAE com presidente do Banco Central
Começa audiência com presidente do Banco Central