Para Suplicy, governo deve prestar atenção em instrumento de transferência de renda nos EUA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aconselhou nesta segunda-feira (3) o governo a observar instrumento de complementação de renda adotado nos Estados Unidos, desde 1975 adotado nos EUA, em 1975. Denominado crédito por remuneração recebida, o programa transfere ao trabalhador uma renda que complemente seu salário, caso este não atinja um patamar de rendimento razoável.

- Todos do governo devem estar conscientes desse instrumento, importante para se erradicar a pobreza e conduzir o Brasil a uma sociedade mais justa - afirmou o senador.

Suplicy disse que o sistema permite uma transferência de mais de US$ 37 bilhões por ano. O efeito disso, afirmou, é o estímulo da economia, com maior demanda por produtos.

O senador disse que o Brasil possui sistema semelhante: a renda básica de cidadania, oriunda de proposta de autoria dele, já transformada em lei e prevista para ser adotada gradualmente.

Em parte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) apoiou a proposta de Suplicy e louvou a persistência dele na defesa da renda básica de cidadania.



03/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia Lula e programas de transferência de renda do governo

Sibá diz que Bolsa-Família "é paliativo" e governo deve buscar transferência de renda permanente

Renda básica é instrumento para acabar com práticas de trabalho escravo, afirma Suplicy

Suplicy concorda que Dilma Rousseff deve vir ao Senado para prestar esclarecimentos

SUPLICY DEFENDE PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA

Eduardo Suplicy comenta palestra sobre transferência de renda