Suplicy elogia proposta de plebiscito encaminhada ao Congresso por Dilma
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) saudou em Plenário a proposta de plebiscito sobre a reforma política encaminhada ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (2).
Declarando seu apoio aos cinco temas sugeridos para a consulta popular por Dilma, Suplicy dizendo que, com relação ao financiamento de campanhas, por exemplo, o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) se manifestou a favor do uso de recursos exclusivamente públicos, defendendo o fim do financiamento privado das campanhas políticas.
Sobre a continuidade ou não da existência de suplentes no Senado — outro tema sugerido por Dilma para inclusão no plebiscito — Suplicy chamou a atenção para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2007, de sua autoria, que institui eleições diretas para os suplentes de candidatos ao Senado.
As outras três sugestões da presidente Dilma Rousseff elogiadas por Suplicy dizem respeito à definição do sistema eleitoral, através da adoção do voto proporcional - como é atualmente - do voto distrital, ou distrital misto; sobre o voto aberto no Parlamento e sobre coligações partidárias.
Em seu pronunciamento, Suplicy parabenizou ainda a ministra Carmem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela pronta resposta à consulta da presidente Dilma Rousseff , informando que o prazo mínimo para a realização do plebiscito é de 70 dias.
02/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Proposta de regulamentação do trabalho doméstico é encaminhada ao Congresso
Suplicy apoia plebiscito proposto por Dilma Rousseff
Dilma deve enviar proposta de plebiscito na próxima semana, diz Renan
Alvaro Dias considera 'irresponsável' a proposta de plebiscito feita por Dilma
ACM critica proposta de plebiscito sem autorização do Congresso
Em reunião com aliados, Dilma acerta envio de proposta de plebiscito na próxima semana