Suplicy elogia posições de Cármen Lúcia sobre reforma política



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) saudou em pronunciamento, nesta quinta-feira (29), a presença da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, à sessão temática no Plenário sobre reforma política. Ele elogiou "o bom senso, a doçura, a forma tão positiva" de Cármen Lúcia diante das propostas de reforma em debate no Senado, destacando a opinião favorável da ministra sobre o projeto de lei -- do qual Suplicy é relator -- que proíbe a contribuição de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais. O senador citou o exemplo dos Estados Unidos ao argumentar a favor da proposta.

- Em 2008, quando o então candidato Barack Obama realizou a sua campanha, ele conseguiu obter uma arrecadação sobretudo e somente de pessoas físicas. Ele preferiu não ter a contribuição do poder público prevista na legislação norte-americana, que era de até US$ 80 milhões. Preferiu apenas as contribuições de pessoas físicas, não de empresas - declarou Suplicy, lembrando que, por esse meio, Obama conseguiu arrecadar US$ 230 milhões para sua campanha.

O senador ainda sublinhou as declarações de Cármen Lúcia a favor da imposição de um limite para contribuições de pessoas físicas a partidos e candidatos e da prestação de contas obrigatória em tempo real de doações para campanhas. Segundo o parlamentar, a presidente do TSE também "vê com bons olhos" a possibilidade de eleição direta do suplente de senador e opinou que parentes de senadores não deveriam assumir suplências.

Sérgio Vieira de Mello

Eduardo Suplicy concluiu seu discurso registrando que, na terça-feira (27), entregou à presidente Dilma Rousseff uma carta de Carolina Larriera, companheira de Sérgio Vieira de Mello, com um apelo para que o governo brasileiro solicite à Organização das Nações Unidas (ONU) documentos relativos ao atentado que matou o brasileiro em Bagdá, em 19 de agosto de 2003.



29/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso terá de buscar consensos sobre reforma política, diz Cármen Lúcia

PT quer unificar posições dentro do partido sobre a reforma política

Lúcia Vânia defende reforma política em seminário sobre a mulher

Suplicy quer plebiscito sobre reforma política já em agosto

Marta Suplicy lança enquete sobre temas da reforma política

Vicentinho comemora eleição de Cármen Lúcia para presidência do TSE