Suplicy elogia realização de audiência pública na CAE sobre demissão de funcionários da Embraer



Ao discursar em Plenário, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou a realização, na manhã desta terça-feira (4), da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que debateu os problemas enfrentados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a recente demissão de 4.372 funcionários pela empresa.

Suplicy elogiou a qualidade dos debates, conduzidos pelo presidente do colegiado, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), com participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Embraer e de sindicatos, além de trabalhadores da empresa.

- Gostaria aqui de reiterar o apelo que outros senadores e eu fizemos, para que possa o diálogo hoje havido no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos contribuir para um entendimento entre a direção da Embraer e a representação dos metalúrgicos e possam ambos os lados chegar a um entendimento - disse Suplicy.

Em aparte, Garibaldi Alves Filho disse que a audiência foi muito produtiva. Ele reconheceu que a empresa não pode ser obrigada a demitir ou admitir funcionários, por ser uma empresa privada, mas observou que o diálogo poderá acarretar o reaproveitamento de alguns dos demitidos.

- Eu sei que da noite para o dia não se terá uma solução da reabsorção do pessoal, mas seria o caso de se pensar na possibilidade de haver de certa maneira um reaproveitamento de acordo com a recuperação da economia e a empresa dando mostras de vitalidade com relação à crise internacional - disse Garibaldi.

Crise no Senado

Suplicy aproveitou para reafirmar sua sugestão no sentido de que o presidente do Senado, José Sarney, licencie-se do cargo até o final das investigações das denúncias contra ele. Para ele, Sarney deve licenciar-se e defender-se de todas as acusações constantes das representações apresentadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

- Eu acho que isto contribuirá em muito para que tenhamos um caminho de solução para os problemas da Casa - disse Suplicy.



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy comemora aprovação de requerimento de audiência pública para discutir crise na Embraer

Paulo Duque elogia audiência pública sobre transposição do Rio São Francisco proposta por Suplicy

Suplicy pede que Embraer readmita os funcionários demitidos

Suplicy elogia participação da presidente da Petrobras em audiência pública

CDH aprova realização de audiência pública sobre desocupação de Pinheirinho

Comissão de Educação aprova realização de audiência pública sobre o PAS