Suplicy pede que Embraer readmita os funcionários demitidos



Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (4) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir os problemas enfrentados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a readmissão dos mais de quatro mil empregados demitidos pela empresa, "tendo em vista o bom desempenho dela após a crise financeira mundial".

Para Suplicy - autor do requerimento que resultou na reunião - a Embraer já equilibrou as suas contas e chegou a aumentar a sua carteira de novos pedidos de aeronaves, em especial jatos executivos. Recentemente, observou Suplicy, a empresa vendeu 56 aviões para o exterior, num valor estimado em cerca de US$ 20 bilhões.

Em resposta, o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Embraer, Horácio Aragonês Forjaz, negou que a carteira de novos pedidos tenha crescido.

- Pelo contrário. Houve queda. No momento, estamos fazendo de tudo, e de forma dramática, para segurar o caixa e entregar dentro dos prazos os aviões encomendados. Mas adianto que o ano de 2010 não será melhor que 2009 - previu Horácio Forjaz.

Aviação regional

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) mostrou-se satisfeito com a venda, pela Embraer, de novas aeronaves para as empresas aéreas regionais, enquanto o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) voltou a defender maior apoio do governo federal, via abertura de novos financiamentos, para o fortalecimento da empresa. Cavalcanti também defendeu o fortalecimento da aviação regional.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) concordou com Roberto Cavalcanti e disse que "chegou o momento da aviação regional", que classificou de fundamental para a geração de novos empregos e renda, especialmente no interior do país.

Apesar de concordar com Delcídio, Horácio Forjaz afirmou que, nos últimos 20 anos, houve um decréscimo da aviação regional, incluindo a diminuição do número de aeroportos. Por isso, adiantou Horácio, o governo federal estuda encontrar novos caminhos para incentivar a indústria da aviação regional.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também defendeu o crescimento da aviação regional e disse que a privatização da Embraer, ocorrida em 1994, "proporcionou que a empresa se transformasse em orgulho nacional".

Cláudio Bernardo / Agência Senado 

Embraer diz que crise permanece em 2010 e sustenta que demissões foram inevitáveis



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia realização de audiência pública na CAE sobre demissão de funcionários da Embraer

Paim pede reintegração de funcionários demitidos no governo Collor

Paim pede reitegração de funcionários demitidos no governo Collor

SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE A VENDA DA EMBRAER

NABOR: FUNCIONÁRIOS DA FNS NO ACRE NÃO SERÃO DEMITIDOS

Paim comemora portaria que disciplina readmissão de funcionários demitidos durante o governo Collor