Suplicy lamenta clima de guerra na Ásia e lê mensagem de Natal



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou em plenário, nesta quarta-feira (26) o clima de guerra na Ásia, e leu mensagem de Natal escrita pelo teólogo Leonardo Boff. Suplicy disse que a humanidade está demorando a aprender as lições de pacificistas como Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr. Ele mencionou o conflito entre Israel e Autoridade Palestina, os ataques dos EUA ao Afeganistão, e a ameaça de guerra total entre Índia e Paquistão, além da possibilidade de nova invasão americana ao Iraque.

O senador leu, emocionado, artigo de Boff, intitulado "Natal. Que Natal?", em que o teólogo convida à reflexão sobre a justiça social, lembrando que Jesus Cristo nasceu entre os animais, sem ter lugar para estalagem. "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam", disse, citando o Evangelho de João.

De acordo com Boff, Jesus, "o libertador das gentes" dirige sua mensagem, primeiramente, para os famintos, que não têm terra, teto, lugar social, e identifica-se com eles. O texto de Boff, registrou Suplicy, também faz referência ao terrorismo e às guerras que têm se abatido sobre os povos, e lembra a promessa de Cristo: "Eu lhes enxugarei todas as lágrimas dos olhos".

26/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Convenção em clima de guerra

Clima de guerra na Assembléia

Cristovam vê clima de guerra civil no país

Crise deve ser resolvida em clima de respeito, diz Sérgio Guerra

Mão Santa lê mensagem em que internauta lamenta tragédia no Piauí

Ex-presidente da Anac diz que mensagem dele para Dilma Rousseff lida por Sérgio Guerra é "documento apócrifo que não existiu"