Suplicy lamenta desigualdade social do país e defende renda básica de cidadania



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como o 4º país com maior desigualdade na América Latina.

Suplicy disse que, apesar de o país registrar uma melhora desde o final da década de 90, o Brasil continua entre as nações mais desiguais do mundo. Ele destacou o papel dos programas sociais, como o Bolsa Família, na contribuição da construção de um país mais justo. O senador lembrou que o Brasil é apenas o 84º no índice de desenvolvimento humano (IDH) e voltou a defender a implantação da renda básica de cidadania.

- Estamos ainda muito distantes de resolver o problema e de alcançar a condição de sociedade onde há mais desigualdade e menos violência – afirmou.

Moradores de rua

O senador registrou também o texto de um jornal de moradores de rua, com críticas ao tratamento que a prefeitura de São Paulo (SP) dá aos moradores de rua. O texto também pedia mais políticas públicas para os moradores em situação de rua e lembrava o assassinato de sete moradores de rua, ocorrido em 2004 na Praça da Sé, em São Paulo, que ficou conhecido como o massacre da Sé.

Trabalhadores rurais

Outro texto mencionado pelo senador foi o documento final do Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. O texto pedia mais atenção com os trabalhadores rurais do país, cobrava a ampliação da reforma agrária e criticava a especulação do capital e a influência de empresas estrangeiras no Brasil.



22/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy defende Renda Básica da Cidadania

Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania

Suplicy defende implantação da Renda Básica de Cidadania

Renda básica de cidadania diminuiria a violência no país, avalia Suplicy

Suplicy defende a implementação do Programa Renda Básica de Cidadania

Suplicy defende renda básica de cidadania e realização de prévias no PT