Suplicy lamenta falta de debate no Conselho de Ética
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou em Plenário a votação dos recursos impetrados contra o arquivamento das denúncias e representações contra o senador José Sarney (PMDB-AC) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, na tarde desta quarta-feira (19), sem qualquer debate. Suplicy lembrou que sempre defendeu a licença do presidente do Senado e o seu comparecimento ao conselho para apresentar sua defesa antes da votação dos recursos, o que ele se recusou a fazer.
Para Suplicy, o que se passou nesta quarta-feira reforçará o desencanto da população em relação ao Senado. Ele disse que, por toda parte em que tem andado, as pessoas tem cobrado dele uma postura mais enérgica em relação à crise por que passa a instituição. Suplicy também citou artigo do médico Dráuzio Varela, publicado no jornal Folha de S. Paulo, que, a seu ver, expressa essa ânsia da sociedade brasileira.
- Nós, senadores, que temos a atribuição de fiscalizar o Executivo, temos que dar o exemplo de probidade ética e transparência na vida pública - disse o senador.
Marina e Arns
Suplicy também lamentou a decisão da senadora Marina Silva (AC) de deixar o Partido dos Trabalhadores. Marina Silva anunciou nesta quarta-feira seu desligamento do PT, partido ao qual é filiada há quase 30 anos e que ajudou a fundar. De acordo com informações da imprensa, ela deverá se filiar ao Partido Verde para concorrer à Presidência da República.
Suplicy disse respeitar a decisão da senadora, de quem diz ser amigo de longa data, mas observou que, para o PT, a saída de Marina é "algo dramático". Nesse sentido, o parlamentar expressou especial preocupação com as declarações dadas pelo senador Flávio Arns (PT-PR), que após a reunião do Conselho de Ética, nesta quarta-feira, fez duras críticas ao partido e anunciou sua disposição de deixar a legenda.
- Quando iniciamos essa legislatura, éramos 14. Se nos tornarmos apenas dez, isso nos preocupa, e deve levar a uma reflexão - disse.
As outras duas perdas mencionadas por Suplicy se referem à saída do senador Cristovam Buarque, que trocou o PT pelo PDT, e à substituição da senadora Ana Júlia Carepa, eleita governadora do Pará, por seu suplente, senador José Nery, que é do PSOL.
19/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética
Saturnino diz que voto de Arruda no conselho será falta de ética
Conselho de Ética ouve Brizola, que acusa Saturnino de falta de decoro
Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética; Wellington critica apresentação de recurso
Casagrande lamenta decisão do Conselho de Ética de arquivar ações contra Sarney
Arthur Virgílio lamenta rejeição de processos contra Sarney no Conselho de Ética