Suplicy lembra Dias das Mães apontando número de mulheres chefes de família
Em pronunciamento alusivo ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (12), o senador Eduardo Suplicy lembrou, nesta quarta-feira (15), que cada vez mais mulheres são chefes de famílias. Dados do IBGE apresentados pelo senador mostram que o percentual de famílias chefiadas por mulheres no país passou de 22,2% para 37,3% entre 2000 e 2010.
Os dados do IBGE revelam, disse o senador, que mesmo entre as mulheres com marido esse percentual aumentou de 19,5% para 46,4% entre 2000 e 2010.
- Segundo o IBGE, esse aumento se deve a uma mudança de valores relativos ao papel da mulher na sociedade e a fatores como o ingresso maciço no mercado de trabalho e o aumento da escolaridade em nível superior, combinados com a redução da fecundidade – explicou.
O senador também demonstrou preocupação com a violência contra a mulher no Brasil. Ele mencionou dados que revelam um aumento no número de mulheres vítimas de maus-tratos que procuram os hospitais, além do aumento no número de estupros e homicídios.
No primeiro caso, o crescimento pode ser associado, segundo o senador, a uma resolução do Ministério da Saúde que tornou compulsória a notificação oficial de todos os casos relacionados à violência contra a mulher que fossem atendidos na rede pública.
Prevenção
Em seu pronunciamento, o senador também homenageou a atriz Angelina Jolie, que decidiu fazer uma mastectomia (retirada dos seios) para diminuir seu risco de ter câncer de mama. Segundo a atriz, a decisão se deu após exames que revelaram risco de 87% de que ela tivesse a doença. Angelina Jolie afirmou que fez a cirurgia pensando em seus seis filhos.
Suplicy também usou o tempo na tribuna para manifestar apoio ao governador do Acre. Uma operação da Polícia Federal deflagrada na última semana prendeu 15 suspeitos de fraudar licitações de obras no estado. Um dos presos teve uma conversa com o governador interceptada pela polícia. Apesar de considerar importante que a polícia faça a investigação, o senador disse confiar na seriedade do governador do Acre.
15/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS analisa benefício a mulheres chefes de família
Mulheres chefes de família poderão ter prioridade em programas de erradicação da pobreza
Projeto aumenta período de seguro-desemprego para mulheres chefes de família
Emilia quer mais recursos habitacionais para mulheres chefes de família
Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família
Projeto altera norma de empréstimo habitacional para beneficiar as mulheres chefes de família