Projeto altera norma de empréstimo habitacional para beneficiar as mulheres chefes de família



Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) que beneficia principalmente as mulheres chefes de família na concessão de empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A alteração na Lei nº 6.748, de 10 de dezembro de 1979, se aprovada, permitirá que a composição da renda familiar para obtenção de financiamento habitacional inclua as rendas próprias de -pessoas que convivam em uma mesma unidade familiar-.

Isso abre espaço, segundo Waldeck Ornélas, para somar o rendimento dos filhos, pais e outros parentes que morem sob o mesmo teto. Atualmente, as normas do SFH só aceitam os rendimentos do cônjuge ou companheiro para compor a renda familiar que proporciona a base para o julgamento e a liberação dos empréstimos habitacionais.

Essa restrição, conforme o senador, acaba excluindo a maioria das mulheres chefes de família que, pelos dados do Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já comandam 26% das famílias brasileiras. -A remuneração média delas é 64% menor do que a dos homens e elas precisam da renda de outros parentes para ter acesso ao crédito oficial-, ressalta o parlamentar.

A proposta, que possui parecer favorável do senador Lauro Campos ( PDT-DF), estende o alcance da medida a todos os financiamentos para aquisição da casa própria, apesar de a Lei nº 6.748 referir-se apenas aos empréstimos até 1.500 Unidades Padrão de Capital (UPCs). Waldeck Ornélas considera que o seu projeto, que será examinado em caráter terminativo na CAE, ampliará as possibilidades de essas mulheres que chefiam as suas famílias adquirirem a casa própria.



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto aumenta período de seguro-desemprego para mulheres chefes de família

Emilia quer mais recursos habitacionais para mulheres chefes de família

Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família

CAS analisa benefício a mulheres chefes de família

CAE autoriza empréstimo externo de US$ 83,45 milhões para beneficiar Programa Saúde da Família

CAE ANALISA PROGRAMA HABITACIONAL PARA MULHERES QUE SUSTENTAM FAMÍLIA