Suplicy: Lula brigará para que o Rio seja sede dos jogos olímpicos de 2012
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou no final da sessão plenária desta segunda-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lutará para que a cidade do Rio de Janeiro seja a sede dos jogos olímpicos de 2012, disputando com Nova York, Londres, Paris, Moscou, Madri, Leipzig, Istambul e Havana.
Suplicy esteve presente nesta segunda-feira à assembléia do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio, quando as cidades do Rio e de São Paulo disputaram a indicação do COB. O Rio venceu, obtendo 23 votos, contra 10 dados a São Paulo, além de um voto em branco. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidirá em 2005 que cidade sediará os jogos de 2012.
Suplicy disse que a disputa das duas cidades foi acirrada, tendo a participação da prefeita e do governador de São Paulo, Marta Suplicy e Geraldo Alkmin, e do prefeito e da governadora do Rio, César Maia (PFL) e Rosinha Matheus (PSB).
- Agora, deve prevalecer a união das duas cidades para que o Brasil consiga trazer os jogos - disse o senador.
Para disputar a sede dos jogos, o Rio terá de promover investimentos de US$ 4,7 bilhões, caso seja a cidade escolhida. Antes, o Rio será a sede dos Jogos Panamericanos de 2007.
07/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovadas garantias à candidatura do Rio a sede dos jogos olímpicos
CAE aprova ato com garantias à candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos
CE examina garantias à candidatura do Rio como sede dos jogos olímpicos
Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012
Acessibilidade para os Jogos Olímpicos de 2016 é prioridade
Quatro estádios da Copa são confirmados para os Jogos Olímpicos