Suplicy: morte de Bin Laden precisa ser esclarecida




Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que os Estados Unidos devem esclarecimentos à opinião pública mundial sobre a morte de Osama Bin Laden. Segundo ele, muitos aspectos da ação militar no Paquistão ainda não foram detalhados de "forma clara".

- É preciso esclarecer para que acreditemos sempre naquilo que os norte-americanos tantas vezes têm dito para nós, a respeito da importância de se realizar a justiça da maneira adequada a todos - afirmou.

Suplicy expressou solidariedade às famílias das vítimas de atentados da Al Qaeda, sobretudo o que resultou na morte de mais de 3 mil pessoas em Nova York, em 11 de setembro de 2001. O senador, porém, ressaltou que a operação que provocou a morte de Osama Bin Laden tem suscitado reflexões na imprensa de todo o mundo quanto ao método utilizado na caçada ao terrorista.

Suplicy disse que é preciso saber se de fato Osama Bin Laden estava desarmado no momento de sua captura; se o terrorista ameaçava aqueles que invadiram sua residência; e por que o presidente Barack Obama, a secretária de Estado Hillary Clinton e outras autoridades que acompanhavam a ação da Casa Branca teriam definido que ele deveria ser atingido "na cabeça e no peito".

- Será que não deveria ele ter sido dominado e, em vez de ter sido jogado ao mar ainda vivo, ter sido submetido a um julgamento, como outros criminosos de guerra o foram em outros episódios? É essa pergunta que ainda repercute pelo mundo - afirmou Suplicy.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim: divulgação de dados sigilosos é grave e precisa ser esclarecida

Líderes latino-americanos reagem positivamente à morte de Bin Laden

Interpol alerta para reforço da segurança após morte de Bin Laden

Morte de Bin Laden não resolve questão do terrorismo, alerta assessor da Presidência da República

Heráclito diz que morte de prefeito precisa ser "acompanhada de perto" pela PF

LUTA DE NABUCO PRECISA CONTINUAR, DIZ SUPLICY