Suplicy recomenda filme sobre a obra de Oscar Niemeyer



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou em Plenário, nesta quinta-feira (19), o documentário cinematográfico A Vida é um Sopro, sobre a vida e a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Comemorando acordo firmado entre produtores e empresas de cinema para exibição gratuita na semana de estréia, Suplicy recomendou a obra não só para profissionais de arquitetura, mas também a todos os brasileiros.

- Quero muito recomendar a todos os brasileiros, aos jovens, aos adultos, às crianças que vejam esse filme, a fim de perceberem o que é a beleza e a capacidade criativa e genial de Oscar Niemeyer, que descreve como ele, menino, começoua desenhar, chamando a atenção de seu pai, que o estimulou - disse.

O filme, com duração de 90 minutos, começa a ser exibido amanhã nas principais cidades do país.

Ao indicar o documentário, que mostra as principais obras de Niemayer no Brasil e no exterior, Suplicy destacou os depoimentos dos escritores José Saramago e Eduardo Galeano, do poeta Ferreira Gullar, do historiador inglês Eric Hobsbawn, do cineasta Nelson Pereira dos Santos, do ex-presidente de Portugal Mário Soares e do compositor e cantor Chico Buarque.

Suplicy terminou seu discurso lendo o poema Autodefinição, escrito por Niemeyer. Um trecho desta poesia diz o seguinte: "A arquitetura que faço não importa./ O que eu quero é a pobreza superada,/ A vida mais feliz, a pátria mais amada".

Em aparte, Wellington Salgado (PMDB-MG) parabenizou Suplicy pelo pronunciamento e comunicou sua disposição de construir em Uberlândia (MG) obra de Niemeyer - uma pomba da paz - idêntica a que será construída na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer

SUPLICY RECOMENDA O FILME GUERRA DE CANUDOS

SUPLICY: SOLIDARIEDADE DE NIEMEYER COMOVE TANTO COMO SUA OBRA

Documentário sobre os 100 anos de Oscar Niemeyer é lançado no Senado

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer