SUPLICY PEDE CONVOCAÇÃO DOS MINISTROS DA SAÚDE E DA COORDENAÇÃO POLÍTICA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou hoje (dia 9) requerimento de convocação dos ministros da Coordenação Política, Luís Carlos Santos, e da Saúde, Carlos Albuquerque, a fim de que expliquem ao plenário da Casa se realmente submetem a liberação de verbas orçamentárias à exigência de apoio político ao governo.

Denúncia nesse sentido foi feita ontem (dia 8) pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que apresentou em plenário a gravação de um diálogo entre seu irmão, deputado Maurício Requião (PMDB-PR), e um funcionário do Ministério da Saúde, sobre a dificuldade de liberação de verbas orçamentárias do interesse do Paraná.

No diálogo, o funcionário teria dito ao deputado que, no Palácio do Planalto, havia "um problema político" dificultando essa liberação e que Maurício Requião devia comunicar-se com o ministro Luís Carlos Santos. Roberto Requião classificou o fato como evidência da existência de "um mercado de emendas e de votos".

Suyplicy disse considerar "indispensável o comparecimento dessas autoridades para o esclarecimento de procedimentos tão graves", e afirmou que isso era inesperado num governo conduzido por Fernando Henrique Cardoso. Suplicy lembrou que as campanhas pelas "diretas já" e por ética na política brasileira tiveram o apoio do atual presidente da República, daí por que o país esperava que fatos como esse fossem práticas do passado.

Ele observou que a convocação dos dois ministros consistirá numa oportunidade para que eles expliquem que critérios conduzem a liberação de verbas orçamentárias - "se são critérios racionais ou se porventura há formas de liberação que consultam a outros interesses". Também afirmou que, se estivesse na presidência da República, aconselharia o comparecimento dos ministros.



09/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe convocação de ministros para falar sobre CPMF

Convocação de ex-ministros da Saúde pode ser votada nesta terça-feira

Simon pede convocação de ministros para falar sobre a situação do Haiti

Brasil participa de reunião da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul

SUPLICY PEDE CONVOCAÇÃO DE GRECA PARA EXPLICAR DENÚNCIAS

SUPLICY PEDE PRESSA NA VOTAÇÃO DE EMENDA SOBRE MINISTROS DO TSE