SUPLICY PEDE PRESSA NA VOTAÇÃO DE EMENDA SOBRE MINISTROS DO TSE



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu hoje (dia 24) ao presidente do Senado que inclua em Ordem do Dia proposta de emenda constitucional de iniciativa do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que evita interferência política na indicação e nomeação de juízes do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

A proposta altera o dispositivo constitucional segundo o qual a composição do TSE incluirá dois ministros nomeados pelo presidente da República, mediante indicação do Supremo Tribunal Federal. Modifica também o inciso segundo o qual cada Tribunal Regional Eleitoral deverá ter dois juízes nomeados pelo presidente da República por indicação do Tribunal de Justiça.

Pela proposta de Valadares, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil deverá indicar os dois nomes para o TSE, e estes serão nomeados pelo presidente do STF. Na composição dos TREs, os dois juízes serão indicados pela seção regional da OAB e nomeados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Valadares apresentou a proposta no entendimento de que esses preceitos constitucionais podem eventualmente conduzir a critérios políticos uma escolha que, em sua opinião, deve ser imparcial, sobretudo por tratar-se de tribunais eleitorais. Ele disse que, com a emenda, tentou aprimorar esse critério de imparcialidade.

Eduardo Suplicy lembrou hoje (dia 24) em plenário que a proposta de Valadares, a qual teve o apoio de vários outros signatários, foi apresentada em 25 de abril de 1995, recebendo o número 21/95. Foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, nos termos de um parecer do senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES), em 27 de agosto do ano passado. Foi publicada no Diário do Congresso três dias depois, aguardando desde então inclusão em Ordem do Dia.

O senador paulista lembrou que a matéria aguarda há quase oito meses agendamento para ser deliberada em plenário E argumentou que se trata de proposta da mais alta relevância, daí por que solicitou que ela seja incluída na Ordem do Dia no mais breve tempo possível. O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, anunciou que a Mesa tomará providências.



24/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy pede pressa na votação da proposta que altera Lei de Licitações

Rosalba pede pressa na regulamentação da emenda da saúde

Zambiasi pede votação este ano de emenda sobre criação de municípios

Mão Santa pede pressa na votação do reajuste das aposentadorias

Kassab pede a Sarney pressa na votação da PEC dos precatórios

FRANCELINO PEDE PRESSA NA VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA