SUPLICY PEDE EMPENHO DE SERRA NO COMBATE À MALÁRIA NO AMAZONAS
Um aumento de cerca de 38%, entre 1994 e 1997, nos casos de malária registrados no estado do Amazonas levou hoje (dia 24) o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a solicitar o empenho do próximo ministro da Saúde, senador José Serra (PSDB-SP), no sentido de controlar a doença.
No ano passado houve 93.924 casos, para 60 mil em 1994, sendo que em janeiro-fevereiro de 1998 o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas diagnosticou 2.512 casos, para 1.144 verificados em 1995, disse Suplicy. Como os dois primeiros meses do ano são considerados atípicos, pois neles a proliferação normalmente é menor, alertou o senador, os dados demonstrariam rápido aumento da disseminação da doença.
Na opinião de Suplicy, estes números também revelariam que "os governos federal, estadual e municipal não priorizam o setor de saúde", numa omissão injustificável, que pode ser verificada na falta de recursos para os maiores centros de referência do Brasil em pesquisa de entomologia e doenças tropicais: o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Indigência semelhante sofre a agência estadual da Fundação Nacional de Saúde, que teria, segundo o senador, apenas 60 técnicos para o trabalho de campo - quando seriam necessários pelos menos 200 -, veículos em estado precário de conservação e mal gerenciamento dos escassos recursos.
Suplicy também solicitou maior empenho do governo em relação aos incêndios que devoram a floresta amazônica no estado de Roraima e apelou para que todas as unidades da Federação mobilizem seus recursos para colaborar no combate ao fogo.
24/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy: Brasil deve colaborar com fundo que combate à Aids, tuberculose e malária
Raupp pede prioridade para combate à malária
JÚNIA PEDE EMPENHO DO GOVERNO NO COMBATE AO DESEMPREGO
ONU pede empenho no combate à Aids e alerta que avanços ainda são frágeis
Ângela Portela pede mais empenho no combate ao trabalho infantil
Pedro Simon apoia CPI e pede empenho de Dilma no combate à corrupção na saúde