SUPLICY PEDE MAIOR DISCUSSÃO SOBRE A ALCA
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu hoje (dia 16) aos parlamentares, aos formadores de opinião e à imprensa para que discutam com maior profundidade as questões suscitadas pela eventual formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
- Se for implementada de acordo com o figurino proposto por Washington, a Alca transformará o Brasil e o resto da América em uma extensão do espaço econômico americano. Representará uma grande perda de soberania e autonomia para nós - alertou.
Na opinião de Suplicy, apesar de a idéia do bloco ter sido lançada pelos Estados Unidos há muitos anos, a sua discussão no Brasil avançou pouco fora dos círculos especializados. "A maioria das pessoas não se dá conta do caráter abrangente da Alca, para nós perigosamente abrangente, tal como desejada por Washington", frisou.
- Prevalece no nosso país uma visão muito simplificada das relações econômicas internacionais. Acredita-se que a abertura comercial, que é vantajosa para as economias mais poderosas, também beneficia os países menos desenvolvidos. A discussão parece limitada ao ritmo em que deve caminhar a abertura das economias, com os Estados Unidos querendo forçar o passo e o Brasil procurando ganhar tempo - salientou.
16/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA PEDE MAIOR DISCUSSÃO SOBRE PLANOS DE SAÚDE
Suplicy defende maior discussão do projeto de transposição do São Francisco
Mozarildo prega mais discussão sobre a presença do Brasil na Alca
Suplicy propõe amplo debate sobre a Alca
Suplicy propõe debate no Senado sobre a Alca e o Mercosul
Jorge Viana pede maior prazo para discussão de regras do FPE