Suplicy propõe vinda imediata do ministro José Dirceu ao Congresso



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu a imediata vinda do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao Congresso para que possa responder as indagações de senadores e deputados sobre as denúncias que envolvem seu ex-assessor Waldomiro Diniz, com o objetivo de proteger o governo de eventuais especulações políticas danosas.

- Tenho certeza de que, vindo ao Congresso, José Dirceu saberá esclarecer a questão com facilidade. Sua biografia demonstra, claramente, a firmeza de suas convicções éticas e morais, não podendo haver quaisquer dúvidas sobre a lisura de seu comportamento, seja como deputado seja como ministro - garantiu.

Suplicy, que relatou conversa que teve, na semana passada, em Washington, com o ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos nas administrações Kennedy e Johnson, Robert Mc-Namara, disse que em seus sete anos como ministro, ele depôs 120 horas nos chamados hearings do Congresso norte-americano. Ele ressaltou que 120 horas representam 30 a 40 depoimentosde McNamara para os congressistas, numa demonstração de que é perfeitamente normal, numa democracia, um ministro depor muitas vezes no Congresso.

Em aparte, o líder do PT no Senado, Tião Viana (AC), afirmou que o processo de apuração do episódio, "envolvendo um funcionário de terceiro escalão" do governo está em curso na Polícia Federal e no Ministério Público, não sendo factível que a questão seja usada para tentar desmoralizar o governo.

- Nós, do PT, precisamos proteger o governo de qualquer tentativa de exploração política de um episódio isolado - advertiu.

Também em aparte, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) disse que senadores do PFL e do PSDB já convidaram, repetidamente, o ministro José Dirceu para vir ao Senado prestar esclarecimentos sobre o caso Waldomiro.

- Quem sabe agora, com a sugestão do senador Suplicy, o ministro resolva aceitar os convites - disse.



01/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio propõe depoimentos de José Dirceu e José Serra na CFC

CE desiste de convocar o ministro José Dirceu

Antero de Barros: "Por que o ministro José Dirceu não deixa a CPI investigar Maluf?"

Ainda sem acordo, PSDB propõe que José Dirceu explique contratações ao Senado

Arthur Virgílio desafia o ministro José Dirceu a medir forças no Senado

José Jorge: José Dirceu venceu Troféu Berzoini de Crueldade