CE desiste de convocar o ministro José Dirceu



Os senadores da Comissão de Educação (CE) decidiram na reunião desta terça-feira (9) retirar de pauta o requerimento de autoria do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que convocava o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu para, em audiência pública no colegiado, prestar esclarecimentos sobre as "graves acusações feitas pelo ex-ministro e atual senador Cristovam Buarque (PT-DF) de que o governo teria cometido negligência com relação à educação".

A retirada do requerimento, conforme informou o senador Demostenes Torres (PFL-GO), partiu do próprio Arthur Virgílio, autor do requerimento, e do líder do PFL no Senado, Efraim Morais (PB). Para eles, a vinda de José Dirceu poderia "agastar" ainda mais a pessoa de Cristovam Buarque, "reconhecido pelo Senado como um dos melhores ministros da Educação que o país já teve".

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) concordou com a retirada do requerimento e disse que não tinha visto qualquer publicação ou documento dando conta de supostas declarações do ministro José Dirceu contrárias a Cristovam ou à educação brasileira. Em resposta, Demostenes Torres informou que o requerimento de convocação do ministro foi baseado em entrevista concedida por José Dirceu ao jornal O Globo , "na qual ficou claramente demonstrado como foi boicotado o senador Cristovam Buarque à frente do Ministério da Educação".

Na mesma reunião, a CE aprovou requerimento de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), presidente da Comissão, solicitando informações ao Ministério das Comunicações sobre a Associação Comunitária São Domingos para o Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico, com sede na cidade de Buritama (SP), que pede autorização para executar serviços de radiodifusão comunitária.



09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marinor desiste de convocar Palocci, mas insiste em CPI para apurar denúncias contra ministro

CE pode convocar Tarso Genro e José Dirceu para falar sobre MEC

Antero de Barros: "Por que o ministro José Dirceu não deixa a CPI investigar Maluf?"

Suplicy propõe vinda imediata do ministro José Dirceu ao Congresso

Arthur Virgílio desafia o ministro José Dirceu a medir forças no Senado

José Jorge quer convocar diretor do Dnit e ministro dos Transportes para explicarem denúncias