Suplicy propõe voto de solidariedade à Noruega
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu em Plenário nesta segunda-feira (1º) apoio dos senadores a seu requerimento por um voto de solidariedade ao povo norueguês, em razão dos "terríveis atentados sofridos no país recentemente". O senador elogiou a reação pacífica e generosa da Noruega ao atentado e afirmou que o Brasil deveria se espelhar no exemplo de paz e democracia dado ao mundo por aquele país.
No dia 22 de julho, a explosão de um carro-bomba no centro da capital Oslo e o tiroteio em um acampamento de jovens promovido pelo Partido Trabalhista na ilha de Utoeya deixaram 77 mortos. O autor confesso do atentado foi um radical de direita do país, Anders Behring Breivik, que se entregou às autoridades.
Eduardo Suplicy destacou a postura das autoridades norueguesas - como o primeiro ministro, Jens Stoltenberg, e o rei Harald V - que pedem à sociedade que conservem seus valores de tolerância e democracia e afirmam que a transparência, abertura e democracia são valores que devem continuar a constituir a identidade do país.
- Os recentes atentados ocorridos na Noruega surpreendem pela crueldade. Matar propositadamente jovens inocentes, quase crianças, tem um sentido terrível, significa a intenção de matar o futuro, aniquilar a inocência, mutilar a esperança. Em seu delírio ideológico de inspiração nazifacista, é possível que o assassino acredite ter plantado a semente de um novo regime racial e culturalmente intolerante, antidemocrático e fortemente repressivo. Pois se enganou. A reação da sociedade norueguesa à tragédia é exemplar - elogiou o senador.
Para Suplicy, o Senado não poderia deixar de manifestar sua "irrestrita solidariedade ao povo norueguês".
01/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado voto de solidariedade ao povo da Noruega
Arthur Virgílio propõe voto de solidariedade a estudantes africanos atacados em Brasília
Suplicy propõe voto de aplauso pelos cem anos do vôo do 14 Bis
Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste
Suplicy propõe voto de pesar pela morte de Dona Filhinha
CRE aprova voto de solidariedade ao Japão