Aprovado voto de solidariedade ao povo da Noruega



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (4) dois votos de solidariedade: o primeiro ao povo da Noruega, em função do atentado que tirou a vida de 77 jovens na ilha de Uoeya, e o segundo ao comandante geral do Exército, Enzo Martins Peri, cujo nome foi envolvido pelo jornal Folha de S. Paulo em denúncias de corrupção.

O primeiro requerimento de voto de solidariedade foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que deverá levar pessoalmente o documento à Embaixada da Noruega em Brasília, juntamente com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), relator da matéria.

Em seu voto favorável, Simon lembrou que o autor do atentado contra jovens noruegueses que participavam de encontro da Juventude Social Democrata, o ativista de extrema-direita Anders Behring, citou a miscigenação racial do Brasil como exemplo a não ser seguido.

Os autores do segundo requerimento foram os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL), presidente da comissão. Collor leu nota da Procuradoria Geral Militar, na qual aquele órgão contesta a informação de que Peri estivesse sendo investigado por participação em supostas fraudes em obras do Ministério dos Transportes executadas pelo Exército. O presidente da comissão criticou "o primarismo e a superficialidade" da denúncia contra o general, que considerou ainda uma "calúnia ignominiosa".

Importação de Bananas

A comissão aprovou também requerimento apresentado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), para que seja enviado um ofício aos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, para demonstrar preocupação da comissão com as notícias sobre a possibilidade da liberação da importação pelo Brasil de bananas do Equador. Ele lembrou que o setor bananeiro no Brasil oferece 500 mil empregos diretos e poderia ser colocado em risco com a medida.

Filipinas

Foram aprovados pareceres favoráveis a dois projetos de decreto legislativo (PDS) referentes a acordos com as Filipinas. Ambos tiveram como relator o senador Pedro Simon. O PDS 127/11 permite o exercício de atividade remunerada por dependentes de diplomatas. O PDS 128/11 aprova acordo de cooperação agrícola.

Foi ainda aprovado parecer favorável da comissão ao projeto de lei do Senado (PLS 101/10), de autoria do então senador Papaleo Paes, destinado a estender aos trabalhadores estrangeiros que sejam empregados de empresas brasileiras no exterior o direito de recurso à Justiça Trabalhista brasileira. O relator foi o senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



04/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy propõe voto de solidariedade à Noruega

CRE aprova voto de solidariedade ao povo espanhol

Senado aprova voto de solidariedade ao povo americano

Aprovado voto de solidariedade ao governo por declaração da OEA sobre Belo Monte

Epitácio Cafeteira: "meu voto será sim, meu voto é a favor do povo"

Senadores celebram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino