Suplicy protesta contra a deportação de brasileiros que passam pelo território espanhol



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) protestou, nesta segunda-feira (25), contra o que denominou de política de repatriação de estrangeiros aplicada pela autoridade de imigração da Espanha. Conforme denunciou, ela tem discriminado brasileiros que, muitas vezes, estão apenas em trânsito pelo aeroporto de Madri, rumo a outros países da União Européia.

Suplicy citou o caso de uma física brasileira, Patrícia Camargo Magalhães, de 23 anos, que foi deportada dia 12 de fevereiro último de Madri, depois de ficar retida por 53 horas numa sala de aeroporto. Patrícia estava a caminho de um congresso científico em Lisboa, mas a polícia espanhola não ouviu suas explicações, nem respondeu a um fax de um professor da Universidade de São Paulo (USP) esclarecendo a situação.

O episódio serviu de tema para um artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado em dois jornais brasileiros - O Globo e Folha de S. Paulo -, com o título "A Espanha esquece que já exportou pobres", e lido em Plenário pelo senador. O texto reporta-se à migração de espanhóis pobres, miseráveis e criminosos para o Brasil, desde o século 19 até o ano de 1972, período em que cerca de 800 mil deles desceram em solo brasileiro para aqui se radicar. Ainda no artigo, Gaspari ressalta que "a onda de brasileiros na Europa é coisa recente", e que estes seriam só 70 mil em toda a Espanha.

Diante desse quadro, Suplicy clamou pela intercessão do governo brasileiro junto à União Européia, no sentido de que sejam abrandadas as leis para imigrantes naquele continente. Também sugeriu que os Estados Unidos e Cuba reatem relações socioeconômicas e de liberdade de trânsito de suas populações, aproveitando a onda renovadora que promete acontecer agora no governo Raúl Castro, conforme disse esperar.



25/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio protesta contra intenção do governo de calar servidores que passam informações a jornalistas

Suplicy protesta contra criminalização do MST no Rio Grande do Sul

SUPLICY PROTESTA CONTRA ASSASSINATO DE SEM-TERRA

SUPLICY PROTESTA CONTRA CENSURA A STÉDILE NA TVE

SUPLICY PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA NO PARANÁ

Ana Amélia protesta contra barreiras comerciais da Argentina a produtos brasileiros