SUPLICY PROTESTA CONTRA CENSURA A STÉDILE NA TVE



Por meio de carta endereçada ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Andrea Matarazzo, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) protestou em Plenário, nesta terça-feira (dia 09), contra censura a entrevista concedida à TV Educativa por João Pedro Stédile, um dos coordenadores do Movimento dos Sem Terra (MST).
- Considero grave e absurda a decisão de proibir a Rede de Emissoras de Televisão Educativa de transmitir a entrevista de Stédile, na última sexta-feira, 5 de maio. Ela acabou sendo transmitida apenas pela RTC de São Paulo, graças à firme postura do presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima.
Suplicy condenou o argumento utilizado por Andrea Matarazzo, de que não poderia permitir que a TVE transmitisse a entrevista de uma pessoa indiciada, e classificou a censura como um atentado à liberdade de imprensa.
- Se o argumento tivesse amparo legal, o que não é correto, então a TVE e a RTC não poderiam transmitir entrevistas do Prefeito Celso Pitta, de São Paulo, e do ex-ministro do Esporte e Turismo, Rafael Grecca, em virtude de ações judiciais contra ambos. Ou mesmo do ministro Raul Jungmann, do Desenvolvimento Agrário, pois a Promotoria do Distrito Federal pediu seu indiciamento, solicitando o ressarcimento aos cofres públicos pelas viagens de lazer, em jatos da FAB, à Fernando de Noronha - afirmou Suplicy.
O senador negou, ainda, que Stédile estaria indiciado pela Polícia Federal, e lembrou que o coordenador do MST foi absolvido nos processos movidos contra ele pelo governo.

09/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião protesta contra possível censura a entrevista

Geovani Borges protesta contra censura à imprensa no Amapá

Comissão vota relatório de Suplicy contra voto de censura a Hugo Chávez

Suplicy protesta contra criminalização do MST no Rio Grande do Sul

SUPLICY PROTESTA CONTRA ASSASSINATO DE SEM-TERRA

SUPLICY PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA NO PARANÁ