Requião protesta contra possível censura a entrevista



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) protestou nesta quinta-feira (dia 9) contra uma possível censura que teria ocorrido no programa "Alta Tensão", gravado na quarta-feira (dia 8) e durante o qual o senador foi entrevistado pelos jornalistas Carlos Chagas e Sebastião Nery. O programa é produzido pela Rede Minas de TV.

Requião informou que, no decorrer da entrevista, fez algumas críticas às articulações políticas patrocinadas pelo grupo do governador de Minas, Itamar Franco, que é candidato à presidência da República. O senador relatou que, ao ligar a televisão, à noite, constatou que o seu depoimento, de uma hora, "não foi ao ar, foi censurado".

Ressaltando ser aliado do governador Itamar Franco, que inclusive tem o apoio do PMDB do Paraná, Requião advertiu que, se o programa não for ao ar nesta quinta-feira (dia 9), voltará à tribuna na sexta-feira (dia 10) para cobrar explicações.

- Temos um governador ético ou temos a molecagem da censura? Como um governador mineiro que pretende voltar ao Palácio do Planalto, pode admitir a censura da palavra de um aliado, de um senador da República, que falava por ele e pelo Paraná? - indagou o parlamentar.

Requião quer saber se a possível censura ocorreu por autorização do governador ou se foi iniciativa de algum assessor que não aceita críticas e que tem medo do debate e do contraditório. O senador pediu a Itamar Franco que, "ou assuma sua responsabilidade pela censura, ou demita os "aspones" que mancharam a sua imagem".

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY PROTESTA CONTRA CENSURA A STÉDILE NA TVE

Geovani Borges protesta contra censura à imprensa no Amapá

Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena

CARLOS WILSON PROTESTA CONTRA POSSÍVEL FECHAMENTO DE DELEGACIA

Paulo Duque protesta contra possível privatização da Santa Casa do RJ

Heloísa Helena protesta contra possível fim da CPI dos Correios sem votação de relatório