SUPLICY QUER AÇÃO PARA ERRADIR MISÉRIA
O senadorEduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje (dia 14) que "a melhor forma de o Senado homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, seria "agir para a erradicação da miséria". Para isso, pediu o apoio da Casa à proposta de sua autoria que isntitui uma Comissão Temporária que, em 90 dias, apresentaria um diagnóstico sobre a incidência da fome no país.
Suplicy disse que 54 senadores já assinaram sua proposta e queestá aguardando uma decisão do PFL, uma vez que o líder do partido,senador Hugo Napoleão (PI), ficou de ouvir a bancada sobre a prioridade da formação dessa comissão.
Na opinião de Suplicy, " Betinho iluminava o país fazendo com que as pessoas se vissem na necessidade de se mexer" , apesar de sua doença, a Aids que contraiu através de uma transfusão de sangue, e com a fragilidade que lutava pelaprópria sobrevivência.
Ele destacou comentário de Betinho publicado pelo jornal O Globo de 20 de junho deste ano, no qual o sociólogo afirma que "o que intriga a pessoa comum é porque uma questão tão óbvia e necessária, a erradicação da miséria, não se transforma na agenda nossa de cada dia, na decisão cotidiana do presidente Fernando Henrique Cardoso, do Congresso, da Justiça, da mídia e de todos nós, já que é possível faze-la".
Eduardo Suplicy disse que o sociólogo deixou o Conselho do Programa Comunidade Solidária, do governo federal, porque, como explicou o próprio Betinho, em matéria intitulada "Decisão Pensada", publicada pelo jornal Correio Braziliense, "com o tempo ficou claro queo governo federal não tinha uma política de erradicação de miséria no país. Essa, na verdade, se resumia a umapolítica econômica de estabilização que é necessária mas não suficiente".
14/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Suplicy, iniciativas com ‘moeda complementar’ auxiliam na eliminação da miséria no Brasil
SUPLICY APÓIA PROPOSTA DE ACM CONTRA MISÉRIA
Suplicy saúda lançamento do Programa Brasil Sem Miséria
MAGUITO QUER COMISSÃO PARA EXAMINAR PROJETOS SOBRE MISÉRIA
SUPLICY DEFENDE AÇÃO SOCIAL PARA COMBATER VIOLÊNCIA
Suplicy explica como funcionará o plano Brasil Sem Miséria