Suplicy quer 'Amor, Ordem e Progresso' na bandeira nacional



A inclusão da palavra "amor" na frase inscrita na bandeira nacional foi defendida nesta quarta-feira (19) pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em discurso em Plenário. Ele disse apoiar o projeto (PL 2179/2003), do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que substitui a expressão "Ordem e Progresso" da bandeira brasileira pela expressão "Amor, Ordem e Progresso".

Suplicy explicou que a expressão "Ordem e Progresso" foi retirada de lema positivista que defende “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. O senador informou que a mudança espera mais apoio popular por meio do site incluaamornabandeira.org.

Em apartes, os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriram alternativas. Taques afirmou que seria melhor colocar na bandeira palavras como “honestidade, decência, trabalho ou organização”. Já Cristovam disse que a inscrição poderia ser “Educação é Progresso”.

Suplicy também recitou trecho da música Positivismo, de Noel Rosa e Orestes Barbosa, interpretada por Jards Macalé no álbum Amor, Ordem & Progresso:

“O amor vem por princípio, a ordem por base / O progresso é que deve vir por fim / Desprezastes esta lei de Augusto Comte / E fostes ser feliz longe de mim”.

- Só agora no século 21 é que podemos ter uma ideia melhor da importância dessa palavra como catalisadora de misericórdia, de caridade, de solidariedade entre as pessoas – disse Suplicy.



19/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia da Bandeira, Cristovam diz que educação é progresso

No Dia da Bandeira, Cristovam diz que educação é progresso

ESTEVÃO QUER DEMOCRATIZAR O USO DA BANDEIRA NACIONAL

Mário Couto diz que país não tem ordem nem progresso

Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional

Suplicy destaca progresso econômico da China